Sunday, August 10, 2014

Irlanda, finalmente. From Brazil? E sobre a COPA DO MUNDO hein?


Segunda peguei meu vôo de Londres pra Dublin. Foi 1h e alguma coisa de vôo, dormi metade do tempo. Fui num airbus, esse negócio parece uma panela e os passageiros vão pulando que nem pipoca, tem muita turbulência e eu tive a infelicidade de ficar na asa e mal consegui ver a paisagem.

Sai de lá, peguei minhas malas e dessa vez eu era uma loba solitária. Não tinha ninguém me esperando no aeroporto, nem o transfer tinha chegado. dei uma voltinha pelo aeroporto.
Cheguei na minha casa provisória. Era bank holliday aqui em Dublin (feriado, primeira segunda de agosto em comemoração ao verão), tudo bem pacato. Cheguei na casa e fui muito bem recebida, todos brasileiros, almoçamos juntos. A casa bem aconchegante. Mas era um lar provisório, até eu achar um lugar pra alugar.

DUBLIN primeiras impressões
O centro é bem cheio, ouvi muito francês, algo parecido com francês, português um pouco e espanhol, e óbvio inglês. Ruivos e ruivas por todos os lados, dentinhos amarelos e tortos por todos os lados. Uma mini Londres, tive a impressão e estar numa Londres do interior haha As lojinhas 'off license' estreitas e geralmente com pessoas do oriente médio (não sei bem que lugar mas tinham um sotaque árabe), o rio que corta a cidade em ímpar e par.






Senti os irlandeses no geral mais 'abertos' do que os ingleses, de extrovertidos mesmo. Ambos fazem muitas piadinhas o tempo todo mas os Irlandeses levam isso mais a sério. Mas não tem jeito, o cumprimento com beijo e abraço não é o normal, e pra mim isso é automático, mas quando você conhece um irish ele primeiro vai te cumprimentar estendendo a mão, cumprimentar com abraço faz eles ficarem estáticos, dá erro no sistema, soa meio frio, assim como eu percebi em Londres também, mas na verdade é só um costume.

Aqui não tem metrô, tem o LUAS (ao lado) - um 'trem' que flutua nas ruas de dublin, tem o BUS - ônibus de dois andares, e o Dart (abaixo) - que é o trem.












No mercado, o homem que trabalha na parte do açougue me perguntou se eu era Italiana ou Espanhola, quando disse que era brasileira, ele deu um sorrisinho e disse: 'E quanto a COPA DO MUNDO hein? Deve ter sido bem triste' num tom bem de zoação. Peguei a carne, sorri levemente e disse 'E quanto a Irlanda?', os outros caras deram uma risadinha e eu fui embora. Não foi a primeira vez e nem a segunda que isso aconteceu, eles SEMPRE tocam no assunto da COPA quando falo que sou brasileira, todo santo dia eu ouço a mesma coisa sobre isso.


No comments:

Post a Comment